sábado, 13 de agosto de 2011

A Inutilidade das religiões.

Se deus não existe as religiões não fazem sentido.
Se deus existe e somos seus filhos, nenhuma religião pode cancelar a paternidade divina.
Se deus existe e NÃO somos seus filhos, nenhuma religião pode atribuir esta paternidade.
Em qualquer caso, as religiões são inúteis.

4 comentários:

Fabio Costa disse...

O "SE" irá acompanhar estas suposições do homem sempre que ele duvidar da existência de Deus e apesar do mundo científico não ser um ambiente majoritário dos crentes, só o fato de alguns estarem lá já sinaliza que as provas materiais que são usadas para atestar a não existência de Deus são refutáveis.
E, nunca haverá certeza absoluta por que "Toda unanimidade é burra".

José Marroni Neto disse...

O fato de haver crentes não prova nada.
A fé nada prova.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O que mais me incomoda nos religiosos é que eles se valem de sua falta de conhecimento como se isso fonte uma fonte verídica de conhecimento.
Tipo: "Amigo, seus argumentos são vazios, apesar de parecerem inteligentes, mas isso não prova nada, pois na bíblia diz..."
Se dizem tão humildes mas podem dizer que o que eles discordam nunca pode ser verdade. E dizem isso baseados numa crença que eles tem certeza serem verdade.

Eles falam que a Ciência não é humilde, por que se acha dona do conhecimento e quando a Ciência na sua dignidade sabe reconhecer uma evolução no pensamento e atualiza as suas ideias eles dizem que ela não é confiável, por que vive mudando de opinião.
Moral da História:
Ciência Humilde vista pelos religiosos:
- Ha! vocês vivem mudando de ideia, não sabem de nada, não tem certeza de nada, não podem provar tudo que existe no universo, não possui todas as respostas, portanto você não é confiável!
Religiosos se dizendo humildes:
- Somos burros demais para saber de qualquer coisa, a humanidade nunca será capaz de ter todas as respostas, sendo assim aqueles que não acreditam jamais poderão provar, e isso é uma prova da existência do meu deus. Somos pequenos diante dele e não podemos entendê-lo, portanto ele existe e é um absurdo duvidar disso, essa é a VERDADE.

E eles dizem que são humildes e que nós que nos achamos donos da verdade.

A razão é uma característica humana, sendo assim, quase todo mundo é capaz de percebe-la. Fica evidente como os argumentos usados pelos religiosos não são nada racionais (em sua esmagante maioria), mesmo pra eles. Basta mudar o "deus" de quem se fala e colocar lá um "vampiro", a "fada-do-dente" ou qualquer outra criatura mitológica criada pelo homem, alías nem precisa ir tão longe, pode deixar "deus" mesmo, mas se não for o "deus em que ele acredita" o argumento é ridiculo, eles mesmos concordam com isso.

Eu além de Ateísta sou Antiteísta exatamente por essas desgraças que as religiões trazem para o mundo, desde as perseguisões aos gays, a submissão das mulheres, o preconceito a ideias diferentes até ao desconhecimento cientifico, o mal é inerentemente humano, e a fé só ajuda a dissiminá-lo, porque as pessos são boas porque querem uma recompensa numa "vida eterna", ou porque tem medo de uma punição "divina", o meio ambiente está se ferrando porque os crentes creêm no fim do mundo, então é mais confortável pensar que é só o tão esperado fim que está chegando, nada disso é nossa culpa. A violência existe porque as pessoas classificam-a como uma manifestação de forças malignas ou ausência de um deus que deveria ser onipotente e não como consequencias da violência doméstica, das crianças que não são acompanhadas devidamentes pelos seus pais e não criam um senso de ética, da fome, da falta de oportunidades, etc.

É dificil categorizar os maiores males da humanidade, mas me sinto seguro em colocar a fé entre eles. O pensamento religioso cria uma "ética" superficial e falsa. Uma das coisas mais comuns no meu dia é escutar um religioso fazer algo errado e dizer "... mas deus me perdoa, ele entende...".
Enquanto apoiar-mos nossa ética em um ser externo, sempre iremos recorrer a esse ser "superior", que nos "ama acima de tudo" e perdoa "todos os nossos pecados".

A religião não é só um mal intelectual, mas também um mal social, ela não é só inutil como nociva ao nosso mundo.

Você sintetizou de uma maneira maravilhosa a inutilidade da religião, com ou sem a existência de uma divindade.

Parabéns.